Blog Placarsoft

O que um gestor esportivo municipal deve saber?

Por time | 28 Maio 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Se antes a gestão esportiva já era um desafio, imagine depois da pandemia causada pela Covid-19 que adiou jogos e competições e dificultou o cenário não só municipal, como também estadual e nacional.

Você assumiu essa função e ficou difícil dar os primeiros passos? Vamos abrir o placar de esporte! Neste artigo, trouxemos informações e dicas necessárias para secretários, auxiliares ou gestores municipais como você. Acompanhe:

O que faz um gestor do esporte?

Seja dentro da Fundação Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Esportes ou Departamento Esportivo, o gestor é o responsável por propor, executar e coordenar atividades voltadas ao segmento.

Algumas ações que competem ao gestor esportivo:

  • Manutenção dos espaços para a prática de esportes;
  • Elaboração do regulamento e organização de campeonatos;
  • Desenvolvimento da política municipal de esporte;
  • Distribuição e controle financeiro;
  • Construção do calendário anual esportivo.

Gestão esportiva: o que você precisa saber

Mas afinal, em qual direção seguir para fazer uma gestão inteligente, eficaz e transparente? As premissas abaixo vão responder suas principais dúvidas do que não pode faltar na gestão esportiva do seu município.

Para auxiliar em outras atribuições, você pode contar com softwares de gerenciamento esportivo que trazem a transformação digital para o setor e otimizam seu dia a dia.

Definir os objetivos da secretaria esportiva

Elaborar metas é importante em qualquer segmento e aqui não é diferente. Estipule os objetivos, período que eles têm de ser cumpridos e o que precisa ser feito para alcançá-los. Categorizar e separar cada um deles ajudará a trabalhá-los de forma mais efetiva.

Aqui, vale a inserção de uma nova modalidade esportiva ou o propósito de sediar uma competição importante para a cidade.

Uma gestão esportiva para todos

Um projeto de política pública de esporte deve ser pensado de modo que inclua todas as faixas etárias para promover a convivência social, formação e conhecimento para que o esporte e lazer sejam tratados como direito de todos. Em geral, essas políticas públicas são classificadas em três dimensões:

  • Esporte Educação: é usado como instrumento pedagógico com foco na promoção da cidadania e formação do aluno. Os Jogos Escolares são um exemplo, se quiser saber como organizá-los, leia aqui;
  • Esporte Participação: faz referência ao bem-estar, descontração e desenvolvimento das relações humanas dos participantes sem quaisquer discriminações;
  • Esporte Performance: conhecimento como esporte de alto rendimento, tende a ser praticado pelos talentos esportivos, preocupados com a conquista de vitórias e regidos por regras oficiais.

Nessas três situações, é importante observar as modalidades e características específicas de cada uma delas, como faixa etária e bairros. Na Placarsoft, por exemplo, é possível obter relatórios do perfil dos atletas por naipe, idade e esportes, o que facilita o acompanhamento e auditorias.

Locais para a prática esportiva

Nossa dica é a construção de uma lista com os espaços disponíveis para a prática de esportes do município. Você pode usar plataformas que centralizam as informações de localização, horários disponíveis e controle automático de reservas.

Divulgue as atividades do departamento esportivo

Você conhece o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Ele faz todo sentido na sua secretaria, fundação ou departamento esportivo! População que sabe das ações desenvolvidas é sinônimo de um trabalho transparente e aumento da participação e interesse do público.

É interessante que o seu setor tenha um canal como um portal para publicar notícias, agenda de atividades e outras informações relacionadas.

Para uma gestão esportiva inteligente, leia mais no blog. 

A Placarsoft oferece tudo isso em uma plataforma de gerenciamento esportivo que dispensa o uso de inúmeros papéis e simplifica o trabalho da área de esportes da sua cidade de forma completa, digital e de fácil utilização.

Ao contratar o sistema, você recebe treinamento conforme disponibilidade de horário das partes e todo o suporte que facilita o processo. Entre em contato pelo telefone (48) 3263-0030 ou no Whatsapp (48) 99657-8306, estamos à disposição para dúvidas ou mais informações!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft