Blog Placarsoft
Política Nacional de Cidades Inteligentes: por que aderir na sua entidade pública esportiva
Como a tecnologia pode transformar o esporte do seu município? Já passou da hora das secretarias, departamentos e fundações migrarem para o digital.
A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, prevê que até 2050 as áreas urbanas abriguem 70% da população mundial. Isso reflete a necessidade dos governos de se adaptarem a uma nova realidade cada vez mais otimizada a serviços das pessoas, incluindo a pasta do esporte.
É isso que propõe o conceito de cidades inteligentes, as smart cities, que diz respeito àquelas que utilizam recursos integrados e soluções para tornar o dia a dia das empresas e habitantes mais eficiente.
É nesse contexto que aqui no Brasil surgiu em 2021 o Projeto de Lei 976/2021 em tramitação que institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI), que você vai saber mais a seguir.
Continue a leitura!
O que é a PNCI?
A Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI) estabelece um plano para fortalecer a criação de ações para o desenvolvimento das cidades inteligentes no país. Dessa forma, ela define regras gerais a serem seguidas pelos municípios brasileiros.
Estão entre as diretrizes e princípios:
- Inovação nos serviços;
- Uso da tecnologia;
- Promover a inclusão digital;
- Estimular o protagonismo comunitário;
- Estabelecer sistemas de governança com transparência, segurança e privacidade.
Desse modo, a proposta inclui prioridade à assistência técnica e financeira do governo federal para as cidades que adotarem ações e programas voltados para esse objetivo. Eles estarão previstos em uma página na internet.
Por que aderir à PNCI no esporte?
Melhorar a vida da população, tornar os serviços públicos mais ágeis e fazer parte da realidade cada vez mais digital são alguns dos motivos para a sua cidade investir na PNCI, principalmente no esporte.
Ela prioriza um desenvolvimento econômico, participativo, transparente e inovador com foco na transformação de municípios de pequeno, médio e grande porte. Mas como fazer isso no departamento de esportes do seu?
Cada administração municipal deve definir as oportunidades e desafios para implementar. A Política Nacional de Cidades Inteligentes possui cinco eixos, como o uso de tecnologias e a governança mediada pela participação cidadã.
Na prática, eles podem ser observados na Placarsoft, por exemplo. Confira abaixo algumas formas de aderir à PNCI com a plataforma:
1- Portal para comunicação da entidade
O esporte municipal com um canal de comunicação exclusivo. A Placarsoft oferece um portal integrado ao sistema para consulta pública de informações e histórico esportivo preservado.
Ele inclui design customizado da instituição, publicação de notícias, agenda de eventos, transmissões ao vivo e outras funções disponíveis no site, otimizado para celulares, tablets e computadores.
2- Cadastro, inscrições e matrículas online
Cadastro de usuários (atletas, dirigentes e gestores) único e vitalício, de modo que nenhum dado sobre a trajetória esportiva se perca. Através dele, há possibilidade de realizar inscrições em competições, matrículas em escolinhas e outras funções totalmente online.
3- Envio e armazenamento de documentos
Digitalização dos processos, como o compartilhamento e armazenamento de documentos, de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e emissão de relatórios gerenciais.
Artigos relacionados
- 5 ações para economizar no departamento de esportes com tecnologia;
- O que é o Esporte 4.0 e como o seu município pode fazer parte dessa realidade;
- Como incentivar a população ao uso dos meios digitais da secretaria de esportes;
- Como a tecnologia pode facilitar o esporte;
- O que o esporte inteligente pode ensinar ao seu município.
Faça o esporte da sua cidade inteligente!
Com a Placarsoft, o esporte do seu município pode ser digital. Já transformamos o dia a dia de mais de 100 instituições esportivas, diversas delas no Ranking Connected Smart Cities 2022.
Esse documento define as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil a partir da análise de indicadores, como economia, governança, tecnologia e inovação.
Seu município pode dar o primeiro passo para se tornar digital com a Placarsoft no esporte, somos a plataforma de gestão mais completa da área.
Entre em contato com o nosso departamento comercial no (48) 99657-8306 e agende uma demonstração!