Blog Placarsoft

Case: 30 dias de uso da Placarsoft Gestão do Esporte

Por time | 18 Maio 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

O Brasil tem mais de 5.500 municípios, mas muitos deles ainda não contam com “a inovação a favor do esporte”. Isso porque, o órgão responsável de cada um deles não possui uma plataforma exclusiva e completa para o trabalho e desenvolvimento do esporte municipal.

Distribuídos em secretarias, departamentos, diretorias, fundações, assessorias, autarquias e outros, ligados a outras áreas ou não, trabalham em três níveis de atendimento: formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida.

Nesse cenário, é que atua a Placarsoft como a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil para resolver as principais dificuldades dos gestores municipais do esporte.

Como implantou o sistema na cidade o secretário municipal de Esportes César, personagem fictício criado para apresentar o case de hoje.

Confira a seguir!

Problemas na gestão do esporte atual

O secretário César assumiu há pouco tempo a Secretaria Municipal de Esportes da cidade que mora. Ele já sabia que o trabalho seria um desafio, mas não tanto!

É que tem enfrentado dificuldades na gestão do esporte em razão da pouca organização de informações, dados descentralizados e demora na execução de atividades repetitivas. Além disso, fica confuso nas informações em diversos locais e a ausência de um canal oficial de comunicação para divulgar as ações desenvolvidas.

As dificuldades do César são uma realidade comum para outros secretários, diretores e gestores das instituições esportivas brasileiras.

Por exemplo, não possuem um portal próprio do órgão municipal de esporte 87,08%. O dado é da pesquisa “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios”, realizada em parceria pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva e Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que tem 1.993 cidades cadastradas.


É nesse contexto que está o secretário de Esportes César, que busca reduzir os trabalhos manuais, controlar competições, gerenciar escolinhas, tudo em um só lugar e de maneira mais ágil.

Para entender melhor a situação, a gestão do esporte atual do município dele está assim:

  • Dados descentralizados, fora do padrão e duplicados;
  • Colaboradores sobrecarregados e com tarefas repetitivas;
  • Competições organizadas manualmente é uma tarefa complexa e exaustiva;
  • Súmulas feitas manualmente;
  • Informações anotadas em papel ou em planilhas de Excel;
  • Cadastros em fichas de papel e duplicados;
  • Punições disciplinares com dificuldade para aplicação e às vezes esquecidas;
  • Histórico de competições registrado apenas em papel ou não disponível;
  • Papéis e equipamentos suscetíveis a furtos, sabotagens, incêndios e inundações;
  • Envio de arquivos por Whatsapp ou e-mail de forma manual e desorganizada;
  • Bolsas de incentivo com controle por sistemas inadequados.

Assim como ele, a maioria das outras secretarias, departamentos e fundações municipais de esportes não possuem à disposição da instituição esportiva um sistema completo e dedicado à área e por isso enfrentam esses desafios na rotina.

Mas César conheceu a Placarsoft, investiu na plataforma e percebeu na prática o excelente custo-benefício que oferece.

Após 30 dias de uso, as coisas já estão diferentes na Secretaria de Esportes e o trabalho ficou mais profissional, transparente e totalmente digital. Veja como!

Solução: a gestão do esporte com a Placarsoft

O Placarsoft é uma plataforma dedicada à gestão do esporte que atende às principais necessidades de secretarias, fundações ou departamentos municipais de esporte no gerenciamento das atividades de mais de 250 modalidades esportivas.

O diferencial é um sistema totalmente online, personalizado, que centraliza as informações, aumenta a produtividade e está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Pelo tempo de experiência, recursos disponíveis e oferecimento das atualizações necessárias, a Placarsoft entrou para jogo no município do César!

Os processos já estão otimizados e mais eficientes depois de 30 dias de uso do sistema, já que tem contado com as facilidades, atendimento, suporte e treinamento. Veja os recursos que ele aos poucos está utilizando:

CADASTRO DE USUÁRIOS

Feito online pela própria Secretaria, escola ou pelo próprio atleta com possibilidade de importar sua planilha de dados existentes. O nome, CPF e data de nascimento são validados na Receita Federal automaticamente para evitar dados falsos e inscrições duplicadas.

 

CADASTRO DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS

Mapeamento geográfico de todos os locais para a prática esportiva no município, incluindo fotos, informações e as modalidades disponíveis.

 

GERENCIAMENTO DE JOGOS, COMPETIÇÕES E OLIMPÍADAS

Tabelas de classificação, quadro de medalhas, sala de troféus, súmulas, punições e outros recursos automáticos para organização de eventos.

 

GERENCIAMENTO DE BOLSAS DE INCENTIVO

Acesso ao Bolsa Atleta de maneira organizada, simples e transparente.

 

AGENDA DE EVENTOS UNIFICADA E ATUALIZADA EM TEMPO REAL.

 

EMISSÃO DE CARTEIRINHAS E CRACHÁS PERSONALIZADOS IMPRESSOS E DIGITAIS.

 

RELATÓRIOS GERENCIAIS E DE AUDITORIA

Diagnóstico completo do esporte municipal, através de dados de perfil dos atletas, modalidades esportivas, linha do tempo, auditoria de ações no sistema e muitos outros.

 

ARMAZENAMENTO E ENVIO DE DIGITAL DE DOCUMENTOS.

 

SEGURANÇA DOS DADOS

Base de dados totalmente online, com acesso protegido, múltiplos backups e sem necessidade de instalação de programas nos dispositivos.

 

PORTAL INTEGRADO

Divulgação de notícias, banners, modalidades disponíveis, ferramenta de busca, agenda, editais e punlicações, consulta de punições e muito mais.

O trabalho na secretaria está mais completo, inclusive César já está planejando novas atividades para a promoção do esporte na cidade.

 

ANTES DA PLACARSOFT:

  • Dificuldade na organização e análise de dados esportivos do município;
  • Falta de um portal próprio da instituição esportiva;
  • Atividades repetitivas e manuais.

DEPOIS DA PLACARSOFT:

  • Dados centralizados, além de histórico e acesso disponíveis de forma rápida;
  • Portal integrado para maior transparência;
  • Atividades automáticas e totalmente online.

Artigos relacionados


A Placarsoft é a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil, são mais de 250 modalidades disponíveis no sistema.

Transforme o seu dia a dia na instituição esportiva também, solicite uma apresentação pelo (48) 3263-0030 ou (48) 99657-8306!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft