Blog Placarsoft

O esporte como um aliado no pós-pandemia

Por time | 25 Agosto 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Eram para ser somente 15 dias, mas o mundo parou. A pandemia da Covid-19 revelou desafios e oportunidades no meio esportivo que ninguém pensava que existiam. Assim como em outras áreas, foi preciso se reinventar, principalmente nas cidades, onde gestores de esporte municipais foram pegos de surpresa.

Jogos Olímpicos e Paralímpicos adiados, além de outros eventos de pequeno, médio e grande porte, foram só duas das consequências. Nos atletas, o número dos que diziam se sentir deprimidos subiu 5,8 vezes na pandemia.

Esse número é do estudo “O Impacto da Covid-19 em Atletas Profissionais”, realizado pela Universidade de Stanford e Strava, em 2020, e entrevistou 131 esportistas.

E depois, quais transformações, resultados, soluções esportivas e dificuldades da retomada? É sobre o assunto, sobretudo na visão da gestão do esporte, que falaremos ao longo do artigo.

A retomada do esporte no cenário pós-pandemia

A continuidade do seguimento dos protocolos de segurança, otimização dos processos, acessibilidade, administração, redefinição da capacidade dos eventos e atenção aos equipamentos são alguns itens que devem ganhar mais atenção e ser mantidos após a pandemia do novo coronavírus.

Apesar dos primeiros passos para avanço e melhora da situação, o cenário requer cuidado. O Governo Estadual de Santa Catarina, por exemplo, no último decreto publicado definiu que continua suspenso até final de agosto de 2021 o acesso de público a competições esportivas, apesar de permitir que elas aconteçam com restrições.

Esse pode ser o pontapé para a retomada, mesmo que aos poucos, para oferecimento de espaços de socialização e integração social, locais e equipamentos que facilitem a prática de esportes.

A Placar conta com uma lista de campos e quadras disponíveis no município e horários para reservas, o que organiza e viabiliza o trabalho do gestor municipal de esporte.

Importância da prática de esporte pós-pandemia

Além do aspecto físico, a prática esportiva contribui para a formação social, psíquica e social ao trabalhar mente e corpo. No contexto da pandemia da Covid-19, esse fato torna-se fundamental, principalmente para crianças e idosos que ficaram mais reclusos.

É a partir disso que se reconhece na prática a importância do exercício para a adoção de hábitos melhores na busca por uma vida sadia, equilíbrio físico e emocional.

Como a gestão municipal do esporte pode se adaptar ao pós-pandemia

Embora existam dificuldades, algumas portas se abriram para as secretarias, fundações e departamentos municipais de esporte sobre o que pode ser feito no “novo normal”.

Nesse momento, a administração municipal assume o compromisso de facilitar o acesso à informação da população sobre o esporte, apoiar iniciativas e projetos dentro do próprio município e cumprir as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e órgãos competentes.

Uma gestão efetiva vai envolver vários setores, público e privado, integrando o governamental ao empresarial para conquistar a participação dos munícipes e incentivo ao que é “de casa”. Nesse quesito, investir em estratégias criativas online que vieram para ficar é válido, porque podem servir como ponte de comunicação e aproximar mais o público.

Para o esporte pós-pandemia, você, gestor, pode esperar:

  • Adequação de itens sanitários voltados à prática esportiva profissional e amadora;
  • Preferência por locais de prática esportiva ao ar livre;
  • Acompanhamento personalizado dos atletas para fortalecer o lado emocional após o isolamento;
  • Oferta de programas e formação dos profissionais da secretaria, departamento ou fundação municipal do esporte para se adaptarem à nova realidade;
  • Uso e aplicação da tecnologia. Veja aqui algumas dicas para facilitar a informatização!

Artigos relacionados

É dessa forma que A Placar pode fazer parte do seu “novo normal” do esporte pós-pandemia dentro da secretaria, fundação ou departamento ao unir o digital e offline. Mais do que nunca, você precisa de rapidez, agilidade e recursos de fácil utilização no desenvolvimento da gestão municipal de esporte.

Entre em contato e solicite uma apresentação pelo (48) 99657-8306!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft