Blog Placarsoft

5 impactos da digitalização na gestão pública do esporte

Por time | 17 Fevereiro 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Pense nisso: você, que trabalha no setor público, deve conhecer pelo menos um serviço que agora é realizado no ambiente digital. Mas na secretaria ou departamento de esportes que atua essa transformação já aconteceu?


Nos últimos anos, a digitalização aconteceu de forma bastante acelerada, especialmente no cenário durante e pós-pandemia da Covid-19. Esse avanço é facilmente observado nos números.


A informatização de 84% dos processos do governo federal, por exemplo, gerou uma economia de quase R$ 5 bilhões para os cofres públicos, de acordo com o Ministério da Economia. Um dos motivos para o Brasil ser reconhecido como o segundo governo mais digital do mundo por um estudo do Banco Mundial, que avaliou mais de 190 países.


Por outro lado, a burocracia e as atividades manuais ainda são uma realidade, especialmente na administração municipal. Pensando nisso, este artigo traz os impactos que a digitalização traz para o esporte da sua cidade e como fazer isso.


Leia a seguir!


5 impactos da digitalização no esporte municipal


Desafio ou oportunidade? Apesar dos obstáculos para adaptação aos novos formatos, a digitalização dos processos traz mais conforto e eficiência para os servidores e cidadãos em um curto prazo.


Na prática, os impactos da informatização da gestão pública do esporte são positivos e você vai conhecer alguns deles abaixo.


1- Desburocratização e economia


Você sabia que é possível reduzir 40% das despesas com aquela velha papelada com a digitalização? Isso sem contar que essas impressões precisam de um espaço dentro da secretaria ou departamento para arquivamento das informações, que seguem sujeitas a desastres naturais e outros problemas que impedem a formação de um histórico completo.


Portanto, no panorama ideal, sua instituição pública esportiva economiza aproximadamente R$ 2 milhões se for um município de 100 mil habitantes. Ainda sem colocar no orçamento o transporte de documentos, tinta para impressão e outros.


Além disso, permite também que a pasta do esporte elimine de vez a burocracia para fortalecer o bom relacionamento com a população e garantir um melhor fluxo de trabalho, como também facilitar a capacitação de novos servidores e gestores públicos.


2- Centralização e transparência


As informações da secretaria de esportes em um só lugar e disponíveis para consulta da população. Parece sonho, gestor?


A utilização de um ferramenta digital garante maior visibilidade das ações que você desenvolve na pasta, facilita a procura e resolução de problemas, porque os dados ficam em um único canal.


Isso facilita também a organização da sua entidade com a redução de processos mesmo com alto volume de trabalho.


3- Rapidez no atendimento


Não é legal para você, enquanto gestor do esporte, ouvir reclamações dos cidadãos sobre a demora dos serviços, mas também entendemos a dificuldade que você enfrenta para oferecer um atendimento ágil.


Com a digitalização, isso não é mais um problema, uma vez que eles podem realizar a solicitação, acompanhamento e tramitação com alguns cliques. O resultado é a diminuição de prazos e assistência presencial que demanda mais tempo.


4- Comunicação mais efetiva


A digitalização do esporte municipal também impacta a comunicação, capaz de se tornar mais aberta e próxima da população. Isso estimula a participação dos cidadãos nas atividades esportivas promovidas na entidade, além de possibilitar a execução de técnicas de marketing.


5- Disponibilização de dados


A informatização dos serviços oferecidos pela secretaria ou departamento de esportes possibilita ter diversas informações na palma da mão.


Elas são fundamentais para o planejamento das ações, captação de recursos e prestação de contas.


Como aderir à digitalização no esporte municipal?

Desenvolvimento do esporte, segurança e transparência: atributos que a sua secretaria pode contar com a digitalização. A Placarsoft já faz parte desse time, somos responsáveis pela informatização de mais de 80 entidades.

Sem a plataforma os gestores enfrentavam dificuldades:

  • Envio de arquivos pelo WhatsApp;
  • Súmulas manuais;
  • Falta de controle de punições;
  • Bolsa de incentivo em planilhas;
  • Falta de histórico esportivo;
  • Competições organizadas manualmente.

Hoje, com a plataforma formada por sistema e portal integrado, conseguem:

  • Agilidade;
  • Métodos;
  • Padronização;
  • Gestão sem retrabalho;
  • Muito mais.


Artigos relacionados

 


Sua instituição esportiva merece ser digital!

Sua entidade pública do esporte pode utilizar a maior ferramenta de gestão do esporte do Brasil. Conheça nosso trabalho que é transformar o das secretarias, departamentos e fundações com eficiência, produtividade e uma solução totalmente online.

Agende uma apresentação abaixo para saber mais!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft