Blog Placarsoft

Dicas para facilitar o trabalho dos gestores municipais de esporte

Por time | 15 Dezembro 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

De acordo com dados do estudo “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios”, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pouco mais de 30% dos gestores municipais de Esportes possuem pós-graduação completa, incluindo especialização, mestrado e doutorado.

Os profissionais à frente das secretarias, fundações ou departamentos municipais de esportes atuam quase como gestores de grandes negócios.

São eles os responsáveis pelo cumprimento dos objetivos e por traçar o planejamento de novas ações na coordenação da instituição esportiva.

Para atuarem de forma ágil e efetiva, é preciso seguir estratégias, das quais falaremos a seguir no artigo.

Se você é gestor municipal de esporte ou pensa em ingressar na área, acompanhe!

O trabalho de gestão de esportes

A gestão do esporte é tratada por diversos autores e conceituada como a aplicação dos princípios na organização esportiva.

São princípios de gestão:

  • Autoridade no assunto;
  • Disciplina;
  • Divisão do trabalho;
  • Organização;
  • Capacidade de execução.

Dessa forma, cabe aos gestores, especialmente aqueles que desempenham função no esporte, lidar com pessoas e recursos para alcançar os objetivos de maneira eficaz.

Dicas para facilitar o trabalho de gestão do esporte

Contar com o olhar de quem é especialista no assunto é uma ajuda e tanto certo? Pensando nisso, a Placarsoft listou algumas dicas para tornar a gestão da secretaria de esportes que você faz parte muito mais inteligente, rápida e produtiva.

Confira abaixo:

1. Otimize os processos

Otimizar os processos internos significa deixá-los mais simples para gerar melhores resultados em menos tempo e menos recursos.

Pense que cansativo e, às vezes, desnecessário é desempenhar uma atividade repetitiva ou em vários canais quando você pode facilitar ao utilizar apenas o computador ou gerar informações de maneira automática.

Essa é a importância da nossa primeira dica. Quem escolhe a otimização, reduz o trabalho manual, economiza tempo, melhora a qualidade, faz surgir novas oportunidades de patrocínio e estabelece padrões.

Benefícios que a Placarsoft proporciona, você sabia? Pelo sistema, é possível enviar e armazenar documentos online, gerar carteirinhas, fazer o controle das escolinhas e muitas outras atividades com apenas alguns cliques.

2. Aprimore a comunicação interna

Você já ouviu o famoso bordão do humorista Chacrinha “quem não comunica, se trumbica”? Pois bem, uma comunicação precisa acontecer de forma efetiva entre todos os integrantes de uma organização.

Ou seja, secretários, diretores e demais profissionais devem estar alinhados e caminhar na mesma direção.

Atente-se à valorização das pessoas que trabalham na instituição, oferecendo melhores condições de trabalho, além de trocar experiências e pesquisar sugestões e críticas.

Pelo contato direto com o público de interesse, estar aproximado de quem trabalha com você pode facilitar o relacionamento com o público.

3. Utilize tecnologias especializadas na gestão do esporte

No mundo globalizado e completamente digital, a tecnologia é a aliada número um. Se a sua Secretaria de Esportes ainda não é informatizada, passou da hora de dar o primeiro passo.

Com as informações disponibilizadas pela internet e pela coleta de dados, é possível avaliar a performance, observar as ações assertivas e aquelas que é possível melhorar.

Hoje, existem plataformas para gestão do esporte das modalidades do seu município. A Placarsoft, por exemplo, compreende mais de 250 em um único sistema.

Através dela, é possível gerenciar diversas atividades com inúmeros recursos disponíveis para trabalhar de maneira personalizada, transparente, totalmente online e ágil.

Artigos relacionados

 

Chegou a conclusão de que para colocar todas essas dicas em prática é preciso contar com a Placarsoft? Somos a plataforma de gestão do esporte mais completa e preparada para atender a sua cidade.

Solicite uma apresentação através do (48) 99657-8306!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft