Blog Placarsoft

Guia para organizar uma competição esportiva no seu município

Por time | 26 Novembro 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Aos poucos e apesar das restrições de limitação de público e participantes, as competições municipais de esporte têm sido liberadas.

Inclusive para o próximo ano, a expectativa de gestores municipais e profissionais da área é que o setor retome com ainda mais força depois da longa pausa causada pela pandemia da Covid-19.

Mas desde já é preciso estar preparado, amigo! Por isso, pensando na organização da sua secretaria, departamento ou fundação municipal de esportes para 2022, preparamos um passo a passo de como colocar em prática uma competição esportiva de maneira efetiva.

Nessa jornada, conte com a Placarsoft! Mas antes, leia a seguir as nossas dicas:

PASSO 1: planejamento em primeiro lugar

O primeiro passo para a organização de uma competição esportiva de sucesso no seu município é o planejamento. Marque uma ou mais reuniões com os envolvidos para definir todos os detalhes, entre eles o regulamento.

Para a definição de regras, pesquise sobre a modalidade em questão em sites e fontes oficiais, tendo em vista as regras, permissões e proibições.

Além disso, estabeleça uma das seguintes formas de competição:

  • Campeonato;
  • Torneio;
  • Jogos;
  • Etc.

E também o sistema de disputa:

  • Eliminatórias;
  • Rodízio;
  • Misto.

Etapa definida, agora liste tudo que será necessário correr atrás, como equipamentos, uniformes, troféus e mais.

Acerte tudo antecipadamente para evitar imprevistos em cima da hora, inclusive no que diz respeito ao local. Se será um espaço municipal é importante que esteja em condições para a realização do evento e esporte escolhido.

Especialmente no período de pandemia, é importante conversar com a Secretaria Municipal de Saúde para ficar por dentro das exigências nesse sentido.

É bacana deixar tudo isso claro também para os participantes e dar acesso às informações.

Na Placarsoft, é possível fazer tudo isso pelo sistema! Existe uma página exclusiva para o regulamento com definição de regras e critérios de avaliação personalizados para cada tipo de modalidade e competição.

PASSO 2: divulgação efetiva

Para conquistar a participação da população, é preciso que ela saiba o que, quando e como a competição irá acontecer, além de garantir o apoio da comunidade local mesmo que não seja atleta.

Invista nos canais de comunicação que o público-alvo tenha mais contato. Por exemplo, se for de bocha, aposte em materiais impressos para distribuição a pessoas adultas.

De maneira geral, também é possível divulgar nas redes sociais, outdoors, rádios e jornais da sua cidade, principalmente se ela for pequena.

Para dar um “up”, também vale buscar parcerias pública e privada. Seja com feiras de entidades que ficarão vendendo seus produtos ou patrocínio de empresas, por exemplo.

O portal integrado da Placarsoft é um importante instrumento para a conclusão do passo 2. Isso porque, ele permite o compartilhamento do cronograma, notícias, classificação atualizada, tabela de cartões e banners de divulgação.

PASSO 3: como lidar com imprevistos

Aqui, voltamos a dizer que o planejamento prévio é tudo na organização de uma competição esportiva.

Quando as tarefas estão listadas e divididas, fica mais fácil fazer acontecer e cobrar do responsável se algo der errado.

Afinal, imprevistos podem acontecer. Entre os mais comuns nas competições esportivas municipais, estão:

  • O clima não colabora;
  • O espaço não está apto para realização do evento;
  • Problemas nos equipamentos;
  • Faltam uniformes e outras ferramentas necessárias;
  • Briga entre torcidas (para casos de competições de maior porte).

Para todos eles, tenha um plano B, C e D se precisar! Quanto mais você se previne para possíveis falhas na organização, melhor será a produção para acidentes.

PASSO 4: momento dos campeões

Pense nos detalhes para uma cerimônia de premiação de sucesso na finalização da competição. A data pode ser decidida na etapa de planejamento, junto a todo cronograma, além das autoridades que serão convidadas dependendo do porte do evento.

Inclusive, são essas pessoas que podem fazer a entrega dos prêmios como medalhas, troféus, brindes ou valores em dinheiro que podem ser distribuídos aos atletas vencedores.

Por falar nisso, confira com cuidado o pódio de maneira correta para evitar confusões e situações constrangedoras.


Para conferir isso com mais facilidade, tenha acesso às informações disponíveis no portal, como a classificação final, artilharia, melhor ataque e defesa.


Artigos relacionados


Em todas as etapas, a Placarsoft é o seu melhor amigo, do início ao fim! Faça a organização de mais de 250 modalidades, disponíveis no sistema.

Solicite uma apresentação no Whatsapp (48) 99657-8306 e veja mais sobre a organização de competições esportivas municipais!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft