Futebol, voleibol, basquete e muitas outras: o seu município possui infraestrutura e instalações esportivas para a prática de quais e quantas modalidades? Onde esses espaços estão localizados? A população tem conhecimento dos locais?

Se a sua resposta foi “não” para a maioria das perguntas acima ou você não soube o que dizer, o cadastro de locais esportivos da sua cidade para consulta pública é um passo que você, gestor municipal do esporte, precisa dar.

A prática facilita e transparece seu trabalho à frente da Secretaria, Fundação ou Departamento Municipal de Esportes.

Se a sua instituição municipal de esportes ainda não oferece esse serviço, você precisa desse conteúdo.

O porquê você descobrirá ao longo deste artigo, já que trataremos das instalações esportivas para o desenvolvimento da área no seu município.

Boa leitura!

Instalações esportivas no município

As instalações esportivas são um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do esporte nos países e influenciam diretamente o envolvimento da população nas atividades que você executa na instituição esportiva. Sabia?

Essas estruturas públicas oferecem a base para a prática esportiva a fim de conquistar mais saúde, bem-estar, lazer e outros benefícios à população.

Uma instalação esportiva adequada tem a estrutura necessária para a realização do esporte de maneira efetiva, confortável e segura.

Pensando nisso, o estudo “Centre for Environmental and Recreation Management - Customer Satisfaction Quality” estabeleceu indicadores de eficácia para esses espaços, baseados em princípios de qualidade de satisfação de clientes.

Confira quais são:

  1. Área de estacionamento segura;
  2. Higienização e manutenção das instalações;
  3. Divulgação atualizada a respeito de novidades, eventos e mudanças;
  4. Horário de programas e demais atividades;
  5. Oferecimento de diversas modalidades;
  6. Estrutura completa e confortável;
  7. Equipamentos conservados e de qualidade;
  8. Praça de alimentação disponível;
  9. Atenção a todas as idades, especialmente o público infantil;
  10. Equipe de colaboradores disponíveis para atendimento.

Quadras, campos, centro esportivos e muito mais: esses são alguns ambientes que estão inseridos na sua cidade.

Identificá-los através de um mapeamento é o primeiro passo para identificar os praticantes e a qual categoria pertencem, além de planejar novas ações.

Mas como fazer a gestão das instalações esportivas? Imagine se cada cidadão que se interessar em conhecer ou praticar esporte nos locais precisar entrar em contato com a Secretaria de Esportes, você, enquanto gestor, não terá sossego!

A solução é o cadastro dos locais esportivos para consulta pública, de extrema importância para o desenvolvimento social, diminuição da criminalidade, redução dos custos na saúde, aumento do aprendizado e diversos outros benefícios. Veja a seguir!

Importância da consulta pública dos locais esportivos

O investimento em uma ferramenta capaz de tornar público os locais esportivos do seu município vale a pena.

Inclusive várias Secretarias Municipais de Esportes relatam o salto no número de atendimentos e adesão nas atividades quando dedicam-se a esses espaços.

Entre as vantagens da consulta pública dos locais esportivos, é possível destacar algumas. Veja só:

  • Garantia de qualidade de vida e desenvolvimento social;
  • Aproveitamento de toda a estrutura e próxima da população;
  • Proporciona fácil acesso à prática esportiva;
  • Promove a integração social;
  • Revela talentos na área;
  • Estimula a criação de hábitos saudáveis;
  • Deixa o trabalho esportivo mais transparente.

De forma geral, levar ao cidadão informações sobre as instalações esportivas disponíveis é um incentivo para manter, reparar e alcançar objetivos da sua instituição.

É uma atitude que você precisa tomar, gestor municipal do esporte!

A pesquisa “ A Prática de Esporte no Brasil ” é um exemplo dessa necessidade. Ainda em 2013, já mostrava que as pessoas se preocupavam com locais para a prática esportiva ou de atividades físicas.

Segundo os dados, 3,2% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo para abandonar a prática esportiva era a falta de instalações, enquanto 5% das mulheres tinham dificuldade de acesso e 7,6% dos homens.

Os números foram coletados com base em uma projeção da população brasileira por região, gênero e grupos de idade, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de aproximadamente 146.748.000 brasileiros entre 14 e 75 anos.

Cadastro de locais esportivos no Placarsoft

Não é à toa que o Placarsoft é a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil.

Entre inúmeras funções que você tem acesso, ainda é possível cadastrar e gerenciar locais esportivos com alguns cliques.

No sistema, você pode:

  • Cadastrar de maneira completa as instituições esportivas sem número limite;
  • Abrir reservas de horários;
  • Selecionar quais estão disponíveis;
  • Informar quais os horários para as reservas.

Assim, a população da sua cidade terá acesso de forma muito mais fácil e simples 24 horas por dia.

As informações que você gerenciar no software são aquelas que automaticamente estarão no portal do seu município.

Por falar nisso, no site você ainda consegue divulgar todas as benfeitorias, novos projetos, reformas, andamento de construções e outras novidades relacionadas aos locais esportivos, através de notícias com vídeos e imagens.

Artigos relacionados


O Placarsoft é a plataforma que a sua instituição esportiva precisa para tornar o trabalho mais ágil, transparente e próximo dos cidadãos.

Resolvemos as principais dificuldades de Secretarias, Fundações ou Departamentos Municipais de Esportes, como o seu. Oferecemos um sistema totalmente online, sem necessidade de instalação de programas porque tudo é feito pelo navegador, com suporte humanizado e informações centralizadas.

São mais de 100 modalidades esportivas disponíveis para a gestão do esporte mais completa do Brasil.

Implante na sua instituição, entre em contato no (48) 99922-9731 e solicite uma apresentação, tire suas dúvidas e deixe sugestões!

 

Palavras chave: local esportivo - prática esportiva - esporte municipal - instalação esportiva

Carregando

Aguarde...

Ficou interessado?

Nós entramos em contato com você