Blog Placarsoft

5 faltas que impedem a digitalização do esporte nas prefeituras

Por time | 21 Novembro 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

  • Inúmeros municípios já têm apostado na digitalização de serviços e processos para desenvolvimento de diferentes áreas da administração. O que impede o seu de também dar esse passo no esporte? 


Especialmente pós-pandemia da Covid-19, essa tornou-se uma necessidade cada vez maior com a certeza de agilidade, segurança e visibilidade das ações desenvolvidas pelos governos digitais na pasta. 


Por governo digital entende-se o conjunto de soluções implantadas nas cidades, estados e países que permitem o acesso dos cidadãos por meios eletrônicos. O intuito é centralizar as informações e oferecer praticidade. 


No esporte municipal, não é diferente. Para superar os desafios, confira abaixo cinco itens que faltam para sua prefeitura iniciar o projeto de transformação digital do esporte.


Continue a leitura!  


5 faltas que impedem a digitalização do esporte municipal


1 - Falta de um portal de serviços


As prefeituras, especialmente as secretarias de esporte, ainda estão distantes da população. 


Ainda exigem muito deslocamento do cidadão, cadastros em fichas de papel e pouco reconhecimento da vida esportiva do atleta amador. Os serviços esportivos não podem passar despercebidos no município. 


Uma das maneiras de mudar esse cenário é contar com um portal de serviços do esporte disponível 24h. Nele, informações para inscrições em competições ou escolinhas, agenda de jogos, resultados de partidas, notícias, apoiadores e demais dados ficarão para consulta pública. 


2- Falta de números sobre o esporte municipal


Se alguém perguntasse quantos atletas existem na sua cidade, você responderia de forma rápida? Esse é apenas um dos dados importantes da pasta. 


A integração das informações e o uso da nuvem são soluções para obter relatórios precisos e evitar parte das burocracias comuns ao setor público. Nessa etapa, atente-se às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na coleta, armazenamento e tratamento dos dados pessoais. 


3- Falta de automatização de processos


A gestão inteligente do esporte é possível com a otimização de processos digitalizados e uso de ferramentas que integram as atividades desenvolvidas. O resultado é o fim do retrabalho, demora na execução e utilização de diferentes papéis ou planilhas. 


4- Falta de capacitação dos servidores municipais


Um dos principais problemas da digitalização do esporte municipal é a ausência de mão de obra. 


Servidores municipais antigos acostumados com o jeito antigo de fazer as tarefas ainda são resistentes à implantação de novas tecnologias. O fato é que é preciso mudar. 


Para garantir uma transformação digital do esporte de verdade, é preciso contar com cursos e suporte de quem está capacitado para tal. Não hesite em procurar especializações para os colaboradores, de modo que reconheçam na prática as possibilidades de uma gestão do esporte online, fácil e completa. 


Além disso, oportunize a participação da equipe em eventos do setor municipalista que abordam a temática. 


5- Falta de incentivos 


A falta de incentivos, sejam eles de recursos ou apoio de instituições que já passaram pela transformação digital, impede que sua secretaria de esportes dê esse passo. 


Analise as necessidades da entidade e converse com quem já driblou elas em outros municípios também. Leve também em conta a infraestrutura da prefeitura no que diz respeito a equipamentos e acesso à internet. 


Artigos relacionados

Transforme o esporte municipal com a Placarsoft!


A Placarsoft é a responsável pela digitalização do esporte de mais de 100 entidades brasileiras de ponta a ponta. São mais de dez módulos disponíveis para gerenciamento completo e 100% digital do esporte. 


Novos tempos sem nenhuma falta com portal de serviços, números, automatização de processos, capacitação e incentivos. 


É a chance da prefeitura da sua cidade, através do departamento municipal de esportes, entrar para esse time. Entre em contato pelo formulário abaixo e vire o placar.


imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft