Blog Placarsoft

6 projetos que instituições esportivas podem desenvolver

Por time | 27 Outubro 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

É fato que cidades que investem em esporte melhoram a atuação em diversos segmentos da administração pública: cultura, educação, saúde, turismo, desenvolvimento social e lazer. 


Seja em uma única secretaria ou agregado a outra, o esporte municipal precisa ser desenvolvido. 


Os motivos que justificam isso são vários, principalmente de forma inteligente, com atenção para a captação de recursos, prestação de contas, marketing esportivo e planejamento estratégico. 


A pergunta é como dar o pontapé, mas há diversas ações possíveis. 


Ao longo deste artigo, traremos seis projetos que você poderá iniciar ainda em 2023. Continue a leitura e descubra! 


O que são projetos municipais esportivos


Os projetos esportivos são iniciativas desenvolvidas por secretarias, departamentos e diretorias municipais de esportes para evolução da área. 


Assim como outros programas, são caracterizados como políticas públicas, ou seja, ações realizadas por governos para garantir ao cidadão direitos garantidos por lei, como à prática esportiva. 


Dicas de projetos esportivos para seu município


Para colocar em prática, leia a seguir algumas atividades que podem fazer parte do plano de ação da sua entidade esportiva. Confira!


1- Calendário de competições


De forma mais comum, a realização de competições esportivas é uma das principais formas de difundir o esporte na cidade. 


A dica é promover em formatos de campeonatos, jogos abertos e/ou outros eventos, que reúnam não só atletas, como também os munícipes que desejem acompanhar os jogos e provas. O município pode, ainda, ser sede de jogos regionais, por exemplo. 


Lembre-se de definir toda a parte de organização e pensar no atendimento de diferentes faixas etárias. No blog, você encontra um artigo de guia para organizar uma competição esportiva no seu município. 


2- Escolinhas de esportes


Ofereça turmas de escolinhas de esportes para crianças, adolescentes, adultos e idosos. 


Enquanto para os primeiros as atividades podem ser focadas no contraturno escolar para trabalho da formação e excelência esportiva, os últimos contam com ações direcionadas para o nível esporte para toda vida. 


Um conselho é viabilizar parcerias com outros departamentos municipais, como a educação. 


3- Espaços esportivos


Viabilize o acesso a espaços municipais esportivos localizados no seu município, como ginásios, quadras, academias, parques e mais. Além de investir na construção de novos, você pode disponibilizar por reservas os que já existem. Atenção ao controle disso para que não lhe cause problemas. 


4- Bolsas de incentivo ao esporte


A Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE) e diversas outras instituições esportivas já revolucionaram as bolsas de incentivo ao esporte, organizando de forma 100% online. 


No âmbito municipal, faça a diferença com bolsas para atletas, técnicos ou outros agentes esportivos. Isso porque, a iniciativa garante um subsídio para as despesas esportivas deles. 


5- Novas modalidades


Na Placarsoft, são mais de 250 modalidades esportivas disponíveis para gerenciamento do desporto e paradesporto. 


Além das mais praticadas, a exemplo do futebol, voleibol e basquete, seu município pode inserir outros esportes individuais e coletivos. Alguns deles:


  • Atletismo;

  • Beach tennis;

  • Bocha;

  • Ginástica;

  • Sorvebol;

  • Tiro esportivo;

  • Muito mais. 


6- Transformação digital do esporte


A digitalização do esporte das cidades é mais fácil e necessária do que imagina. 


Para ir além das novidades com realidade aumentada, inteligência artificial, plataformas que simplificam o dia a dia das pessoas e servidores são válidas também. 


É o caso da Placarsoft, a maior na área e que já tem transformado o esporte de mais de 100 entidades. 


Artigos relacionados



Dê um salto no esporte municipal com a Placarsoft!


Você pode fazer história no esporte do seu município com a maior plataforma de gestão da área do Brasil. 


Afinal, não existe maneira melhor de deixar legado se não com a largada no processo de digitalização desta pasta. Para isso, você precisa da mais completa. Com a Placarsoft, os gestores conseguem gerenciar:


Competições


Organização ágil de campeonatos e jogos abertos antes e durante a realização: integração de fases automática, registro de julgamentos, inscrições online, classificação em tempo real e mais. 


Escolinhas


O futuro do esporte! Recursos para controle de escolinhas e turmas: matrículas online, lista de espera, chamada, ocorrências educacionais, quadro de horários emissão de carteirinhas. 


Estrutura esportiva


Cadastre locais disponíveis para prática esportiva com geolocalização e modalidades disponíveis. 


Reservas de quadras


Organização total das reservas de espaços esportivos com gestão de horário, disponibilidade de uso, descrição do local, tipos de esportes e geolocalização. 


Bolsas de incentivo


Transparência na gestão do bolsa atleta: inscrições online, relatórios gerenciais, documentação exigida e mais. 


Conheça hoje mesmo, clique em linktr.ee/placarsoft e entre em contato para agendar uma reunião com nosso time de especialistas. Estaremos à disposição para tirar dúvidas e apresentar as diversas possibilidades da ferramenta. 


imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft