Blog Placarsoft

A importância da gestão do esporte nas escolinhas

Por time | 18 Fevereiro 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Elas são bastante comuns nos municípios brasileiros e muitas vezes servem de porta de entrada para a iniciação profissional de crianças e adolescentes que ingressam no universo esportivo profissional.

Na sua cidade, não deve ser diferente. Conhecimentos de futebol, atletismo, basquete e outras diversas modalidades são repassados ao público infantojuvenil, através de escolinhas de esportes e associações.

Um bom exemplo é o projeto Voleibol Nova Trento que, desde 1998, tem tornado-se referência nacional. Com aulas no principal ginásio de esportes da cidade, já formou atletas consagradas como a medalhista olímpica Rosamaria Montibeller.

Essa é a prova da importância das escolinhas de esportes para a formação de novos profissionais do setor, além do desenvolvimento infantil em diversos campos.

Sobre o assunto falaremos também ao longo do artigo. Acompanhe!

Principais dificuldades das escolinhas de esportes

Os espaços destinados a crianças e adolescentes como instrumento de educação esportiva e recreativa, através da prática de modalidades, cumpre papéis fundamentais no processo educacional.

Apesar disso, enfrenta também algumas dificuldades que vão além da falta de investimentos do poder público.

Lista de presença feita manualmente, cadastro de alunos em fichas de papel ou planilhas confusas e suscetíveis a furtos ou perdas, além da falta de organização e controle de todas as atividades.

Importância do funcionamento das escolinhas de esportes

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, mostrou que aproximadamente 81% dos adolescentes entre 11 e 17 anos não realizam exercícios físicos suficientes durante o dia.

Esse é um dos problemas que as escolinhas de esportes resolvem ao oferecer, geralmente no contraturno escolar, a formação esportiva desse público com a orientação de profissionais, respeitando o processo de crescimento, preferências, liberdade e habilidades particulares da iniciação esportiva de cada um.

As aulas obedecem uma sequência lógica, com treinos adaptados por idade e nível técnico, além de colocar o aluno em contato constante com a modalidade que pratica.

As escolinhas de esportes visam a formação de novos atletas, recreação durante o período que estão em casa e/ou a integração das crianças e adolescentes.

Dessa forma, trazem inúmeros benefícios não só para o coletivo, como também o individual de cada aluno.

Veja alguns deles:

  • Afasta o sedentarismo;
  • Desenvolve o trabalho em grupo;
  • Auxilia na formação ética e moral;
  • Estimula a disciplina e incorporação de regras;
  • Melhora o convívio social.

Controle de escolinhas de esportes com a Placarsoft

Os clientes da Placarsoft utilizam a plataforma para também terem total controle das escolinhas de esportes, mesmo que pequenas, que funcionam nos espaços esportivos da cidade.

Isso porque, o sistema gerencia e centraliza as informações para facilitar o trabalho dos responsáveis, organizar as atividades de forma inteligentes e colaborar na participação em jogos ou competições.

Na Placarsoft, os gestores e professores têm acesso:

  • Lista de turmas;
  • Mapa de localização das escolinhas no portal;
  • Quadro de horários;
  • Página com detalhes de cada turma;
  • Chamadas online;
  • Matrículas online;
  • Integração com o Departamento de Transportes e Terminais (DETER) - transporte das viagens intermunicipais está garantido, porque emitir a autorização fica mais fácil.

Artigos relacionados


A plataforma que você precisa no dia a dia

A organização das escolinhas de esportes do seu município é possível com a nossa plataforma completamente digital, fácil e completa.

Junte-se aos mais de 100 clientes que já fazem parte do nosso time que colocou a “casa em ordem” em relação à estrutura interna e espaços físicos apenas com alguns cliques.

Solicite uma apresentação e saiba mais sobre as vantagens, entre em contato no (48) 99657-8306!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft