Blog Placarsoft

Inovação e empreendedorismo na gestão pública de esportes: é possível?

Por time | 15 Outubro 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Se você é uma das pessoas que pensa que a inovação e o empreendedorismo são conceitos aplicados somente ao setor privado, você precisa ler esse artigo.

Acredite, é possível aplicar noção dessas duas áreas também na gestão pública, sobretudo na Secretaria, Departamento ou Fundação Municipal de Esportes.

É sobre o assunto que falaremos a seguir, batendo um papo com você, gestor do esporte, que sente que é hora de reinventar os trabalhos da pasta que você comanda.

Continue a leitura e se inspire nas nossas ideias:

Conceito de inovação na gestão pública

Mais de quatro bilhões de pessoas possuem acesso à internet no mundo. A informatização dos processos é uma peça fundamental na gestão pública do esporte, uma vez que é preciso se adequar às novas necessidades da população que espera praticidade e rapidez da administração municipal.

É nesse sentido que atua a inovação no esporte municipal, de modo que crie e implemente novos produtos, métodos e técnicas que simplificam e melhoram o desempenho dos serviços prestados.

Sendo assim, a inovação é entendida no setor público como uma nova ideia com o objetivo de solucionar problemas de interesse público.

Conceito de empreendedorismo na gestão pública

 

Seja no âmbito público ou privado, o olhar empreendedor é fundamental para a tomada de decisões. O empreendedor identifica oportunidades e age para atender anseios individuais e coletivos dos cidadãos.

O empreendedorismo na gestão municipal do esporte está ligada às chances para criar inovações.

Mais de 40 gestores municipais do esporte com visão empreendedora, por exemplo, enxergaram na Placarsoft potencial para acabar com as principais dificuldades das instituições e solucionar problemas com informações em muitos papéis, súmulas manuais, falta de organização de campeonatos e outros.

Seja você um deles, saiba mais aqui!

Por que inovar e empreender no setor público

De maneira geral, a inovação e o empreendedorismo no setor público melhoram a qualidade do atendimento à população, substitui as formas tradicionais de resolver questões por outras mais eficientes e novas demandas.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ativou o “Observatório da Inovação do Setor Público (OISP)” para apresentar ações que deram certo no setor público.

Em 2017, publicou as principais tendências que orientam a inovação das administrações públicas. Observe quais são:

  • Aproximar humanos e máquinas;
  • Entender os cidadãos como especialistas, uma vez que vivenciam as experiências, para participar e sugerir;
  • Serviços personalizados;
  • Diminuir a burocracia.

Aplicação da inovação e empreendedorismo na gestão pública do esporte

Na prática, é possível aplicar a inovação e o empreendedorismo na gestão pública do esporte, através de diferentes estratégias de marketing, com um novo produto, mudança de processos e/ou organização.

Inicie entendendo mais sobre o seu público, escute os pedidos dele e o que pode ser feito diferente. Um dos mais importantes passos desse processo é a regulamentação de todas as questões necessárias para agir de forma legal.

As novidades precisam ser informadas à população, invista em canais de comunicação com respostas rápidas, imagens - as pessoas gostam de ser vistas - e falem a mesma língua.

Lembre-se: quanto mais envolver a sociedade, mais as atividades desenvolvidas dentro da instituição têm chance de dar certo. Permita e incentive a participação não só online, como também nos espaços para a prática esportiva.

A Placarsoft, por exemplo, oferece um local para a inserção dos locais disponíveis no município. Os cidadãos podem conferir quais e onde são, além de reservar horários.

Por fim, avalie aquilo que coloca em prática para execução das novas ações e melhorias das atuais.

Artigos relacionados

A Placarsoft é a solução para o seu município! Somos uma plataforma de gestão do esporte que oferece um sistema para organização de competições, controle das escolinhas e muito mais, além de portal integrado para notícias, agenda e mais.

Entre em contato no (48) 99657-8306 e veja como implantar na sua cidade!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft