Os números não mentem! Se você já ouviu essa expressão, sabe que ela faz todo sentido no dia a dia da repartição pública, inclusive para o esporte municipal.

Dados da pesquisa “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios” revelam que 71,95% das cidades não contam com processos para avaliação das políticas públicas promovidas pela instituição. O estudo é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem 2.008 municípios cadastrados.

Na mesma linha, dos que possuem ferramentas para análise, 41,67% acontecem apenas anualmente.

Esse é um problema que atrapalha o trabalho e desenvolvimento do esporte, porque os relatórios permitem uma visão completa das atividades promovidas e garantem facilidade na apresentação de dados à população, prefeito ou consulta própria.

É por isso que falaremos sobre o assunto a seguir, continue a leitura e entenda como a emissão automática desses documentos no Placarsoft pode ajudar sua secretaria, fundação ou departamento.

Relatórios gerenciais e de auditoria

Os relatórios são as formas mais práticas e claras de analisar dados de uma instituição, inclusive do setor público.

Eles são grandes aliados no registro de dados relevantes de operações e tarefas, que servem como importantes documentos para evitam confusões, detalhes que podem passar despercebidos, possíveis sabotagens e ausência de histórico esportivo.

Dessa forma, devem ser objetivos e estar sempre atualizados e alinhados aos compromissos do esporte municipal para diminuir as margens de erros.

No Placarsoft , por exemplo, os gestores municipais do esporte emitem relatórios gerenciais e de auditoria direto pelo sistema e de forma automática, o que economiza tempo, oferece mais precisão nas informações extraídas e segurança do panorama esportivo.

É o que você saberá mais a fundo abaixo, acompanhe a importância desse recurso.

Importância de emitir e analisar relatórios automáticos


A organização é o primeiro ponto e todos os outros partem dela. Uma organização esportiva organizada e que tem o panorama geral do que acontece, conquista bons resultados.


Já entendemos que os relatórios são instrumentos poderosos para uma visão completa e eficiente do desempenho do esporte na sua organização municipal, mas a importância vai além disso.


Com relatórios gerenciais e de auditoria automáticos, você consegue:

 

  • Prestar informações à população;
  • Apresentar ações para o Executivo;
  • Buscar verbas e patrocínios;
  • Atuar com mais transparência;
  • Obter um histórico e fazer comparativos;
  • Utilizar como métrica de resultados;
  • Auxiliar na tomada de decisão;
  • Controlar todos os processos;
  • Economizar tempo com tarefas manuais;
  • Outros.

O acompanhamento vai facilitar possíveis verificações, orientar a execução de novas políticas públicas, verificar a participação dos moradores em escolinhas e competições municipais, além de outras estratégias.

Mas quais informações você pode analisar? É o que descobrirá no próximo tópico, que traz os relatórios esportivos disponíveis no Placarsoft.

Os relatórios esportivos do Placarsoft

O Placarsoft é a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil. Não é à toa, porque entre inúmeros recursos conta também com emissão de relatórios.

Você tem acesso a relatórios gerenciais e de auditoria com lista, gráfico, data e responsável pela emissão, além de outras informações qualitativas e quantitativas detalhadas. Você pode analisar pelo próprio sistema, exportar o arquivo e imprimi-lo, se preferir.

Para facilitar ainda mais, você consegue filtrar os dados para organizar e separar as informações para cada tipo de verificação que você desejar. Por exemplo, no seu município é possível visualizar apenas bairros, entidades cadastradas, faixa etária ou atletas, você quem escolhe.

 

Acima, você conferiu uma tela com um exemplo dos jogos abertos, mas a lista de possibilidades é extensa.

Além desse, o sistema ainda possui relatório de:

  • Perfil dos atletas por naipe, faixa etária e bairro;
  • Trajetória esportiva do atleta em linha do tempo;
  • Auditoria de ações no sistema com registro de qualquer alteração feita pelas instituições e/ou pessoas envolvidas;
  • Duplas inscrições em competições (quando permitidas);
  • Perfil dos atletas inscritos no Bolsa Atleta por naipe, situação, PCD, faixa etária, segmento e categoria;
  • Competições em número, equipes participantes, premiação e mais;
  • Entidades cadastradas na cidade, como escolas, clubes, associações e gerentes responsáveis;
  • Lista de municípios de cada região participantes de determinada fase de uma competição;
  • Diversos outros.

A reunião dessas informações também facilita outras funções dos gestores do esporte. É o caso da integração do arquivo de relatório no site do Departamento de Transportes e Terminais (DETER) para deslocamento em viagens intermunicipais.

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