Blog Placarsoft
5 dicas para ser um município contemplado do ICMS Esportivo
Seja de pequeno, médio ou grande porte, estar entre as primeiras cidades do ranking do ICMS Esportivo é o sonho de toda secretaria, fundação, coordenadoria ou departamento de esportes mineiro.
Isso porque, o incentivo exclusivo do Governo do Estado de Minas Gerais retorna às instituições esportivas dos municípios parte dos recursos arrecadados pelo imposto. Uma ferramenta importante para fomento da área e desenvolvimento de novas políticas públicas.
No entanto, a maioria deles enfrenta dificuldades na comprovação completa das ações desenvolvidas e acabam não sendo habilitados ao recebimento do benefício. Segundo o último relatório, os 20 primeiros colocados concentram aproximadamente 30% dos recursos.
É por isso que a Placarsoft listou a seguir cinco dicas para os gestores que desejam acertar no cadastro das atividades esportivas. Inclusive, a plataforma conta com recursos exclusivos que contribuem para a pontuação.
Confira, boa leitura!
O ICMS Esportivo
O ICMS Solidário - critério esportes, conhecido por ICMS Esportivo, está estabelecido na Lei nº 18.030 de 2009, que dispõe sobre a distribuição de uma parcela de arrecadação do ICMS do estado para os municípios.
Assim, o Decreto nº 45.393 de 2010 regulamentou o critério esportes para servir de mecanismo que incentiva a realização e implementação de políticas públicas na área. De maneira geral, funciona da seguinte forma, conforme disponível na página da SEDESE:
- Criação do conselho municipal de esportes;
- Indicação e validação do gestor do esporte municipal;
- Cadastro e comprovação do funcionamento do conselho municipal de esportes;
- Interposição de recurso, quando necessário;
- Cadastro e seleção de projetos municipais esportivos;
- Comprovação das atividades esportivas cadastradas;
- Análise dos programas cadastrados;
- Cálculo da pontuação dos municípios candidatos;
- Publicação do relatório preliminar;
- Impugnação, quando realizada;
- Publicação do relatório definitivo;
- Repasse dos recursos.
Para saber mais sobre cada uma delas, leia outro post aqui do blog que abordamos melhor o assunto aqui!
Dicas para ser um município contemplado do ICMS Esportivo
Um dos principais problemas de municípios não habilitados no ICMS Esportivo é a falta de documentação comprobatória necessária para a pontuação. Para virar o jogo, trazemos abaixo cinco dicas para tornar o seu município um contemplado pelo programa. Veja:
1- Súmulas completas
Em uma prova ou partida, o preenchimento da súmula é fundamental para registro de todas as atividades que aconteceram nela. Por isso, no ICMS Esportivo a anexação desse documento é imprescindível para confirmação de que a competição, de fato, foi promovida.
Lembre-se que elas devem incluir o número da camisa dos atletas, assinatura, local, data e demais informações. Além disso, insira também fotos do campeonato ou jogos abertos, assim como das fotos, com identificação de data e nome.
2- Número de atletas
Tenha claro o número de atletas envolvidos com o esporte municipal. É importante que você apresente a memória de cálculo, ou seja, como chegou ao resultado obtido. Ademais, é necessário também a comprovação com documentos, como fichas de inscrição coletiva e/ou individual.
3- Diferentes modalidades
Evite misturar turmas de diferentes modalidades para cadastrá-las separadamente e aumentar a pontuação.
Na Placarsoft, por exemplo, são mais de 250 disponíveis para gerenciamento do desporto e paradesporto.
4- Conselho municipal de esportes
Um dos requisitos para ser um município apto a receber recursos do ICMS Esportivo é o pleno funcionamento de um conselho municipal de esportes. Comprove através de atas de reuniões, de modo que haja realização regular delas.
5- Clipagem de notícias
Bastante usado no jornalismo, o clipping é o ato de acompanhar e juntar todas as menções feitas na mídia a respeito de uma determinada organização. No ICMS Esportivo, essa atividade contribui para a comprovação de execução das políticas públicas.
Por isso, é importante que mais uma vez contenham a data e demais dados relevantes para reforço.
Módulo Placarsoft de ICMS Esportivo
A Placarsoft é a primeira plataforma do Brasil a desenvolver um módulo de ICMS Esportivo que ajuda os gestores da pasta a reunirem as informações e documentação necessária para requerer o recurso.
São inúmeras funções voltadas à comprovação, validação, armazenamento, conselho municipal de esportes e execução, oferecendo ao final uma dossiê completo para preenchimento no Sistema de Informação ICMS Esportivo.
Artigos relacionados
- Novidade: saiba como pontuar no ICMS Esportivo com a Placarsoft;
- Lei de Incentivo ao Esporte: como os municípios podem captar recursos;
- Política Nacional de Cidades Inteligentes: por que aderir na sua entidade pública esportiva;
- Desburocratização: importância na gestão pública de esportes;
- Políticas públicas do esporte: o que gestores precisam saber.
Pontue com a Placarsoft!
Com as dicas dadas acima e a plataforma em jogo, ficou fácil ser campeão no ICMS Esportivo.
Para saber mais e levar a novidade para seu município, preencha o formulário a seguir ou contate um especialista no (48) 99657-8306 sobre a nova ferramenta.