Blog Placarsoft

Como incentivar a população ao uso dos meios digitais da secretaria de esportes

Por time | 20 Abril 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

A prática de esportes é uma paixão nacional, você deve concordar. Esse é o primeiro passo para entender a importância de incentivá-lo dentro e fora do digital na sua cidade. Mas vamos começar no online!

É lá que diversos canais têm o objetivo de divulgar ações em grande escala para os cidadãos do seu município ou aqueles que se interessam por elas.

Mas como levar a informação de forma efetiva a essas pessoas e, mais ainda, atraí-las para os meios digitais da sua secretaria, fundação ou departamento municipal de esportes? É um desafio que você pode solucionar!

Algumas práticas, aliadas às estratégias de marketing esportivo, são capazes de trazer mais visitas e resultados para o seu trabalho, enquanto gestor municipal do esporte ao planejar e executar as suas atividades.

Se a aproximação do público aos meios digitais da sua instituição esportiva é uma dificuldade, esse artigo vai ajudar.

Confira nossas dicas, siga a leitura!

Importância dos meios digitais das secretarias de esportes

Não dá para negar o poder de influência que os meios digitais têm na vida das pessoas e o quanto impactam nossas atividades, inclusive dentro da secretaria de esportes.

Em geral, o que leva as pessoas a usarem uma mídia são os benefícios que ela oferece como forma de resposta para aquilo que procuram. Por isso, apresentar as vantagens de utilização desperta o interesse delas. Esse é um bom (e fundamental) local de partida!

Dessa forma, os meios digitais são as melhores amigas da sua instituição esportiva, nós podemos comprovar. Veja abaixo a importância em alguns pontos:

Comunicação rápida

Ninguém gosta de ser o último a saber das coisas, certo? Imagine isso na dimensão da sua cidade! Seja você um gestor do esporte municipal de um município pequeno ou maior, a afirmação faz sentido.

O perfil atual do cidadão que tem acesso a quaisquer serviços é imediatista, seletivo, crítico e exigente. É assim que ele age em tudo que consome!

Sendo assim, a utilização dos meios digitais da instituição esportiva torna possível a comunicação ágil para a entrega de informações em menos tempo. Afinal, a secretaria de esportes deve ser a primeira a informar novidades, mudanças e outros assuntos oficiais, que rapidamente serão espalhados pelo compartilhamento da população.

Transparência

Hoje em dia, a transparência deixou de ser apenas uma questão de fiscalização dos munícipes, como também uma estratégia da administração pública.

Você não quer problemas, né?! Portanto, estender a participação popular através dos canais digitais da secretaria de esportes é uma ótima atitude para conquistar credibilidade e ganhar a confiança da população.

Uma necessidade também para atender à Lei da Transparência, criada para divulgar a receita e despesas das entidades públicas, e Lei de Acesso à Informação, que obriga levar ao conhecimento do cidadão a informação que ele deseja.

Ferramenta de informação

Os meios digitais são eficazes maneiras de se comunicar, é isso que as pessoas querem: informação sobre as atividades desenvolvidas na instituição esportiva.

Esse é um bom instrumento para abordar o emprego dos recursos públicos, divulgação de políticas públicas e planejamento anual, por exemplo.

O gerenciamento de notícias, agenda de eventos e outros materiais auxiliam no aumento da participação e planejamento de ações mais acertadas, além de ser um aliado no combate às fake news que também atrapalham a gestão do esporte.

Como incentivar a população ao uso dos meios digitais

As instituições públicas também buscam estratégias para fidelizar o acesso da população aos meios digitais, realizadas principalmente através das emoções.

É fato que os cidadãos engajam muito mais em ações nas quais se sentem parte. Você concorda? Pessoas gostam de ver pessoas, ter contato com situações reais, próximas delas e de fácil acesso.

Nesse sentido, as ações devem ser divulgadas em diferentes plataformas e formatos para gerar audiência. Além disso, deixe de lado processos longos e difíceis, demonstre vantagens e o quanto o acesso aos meios digitais da secretaria de esportes facilita a busca de serviços da população.

Os indivíduos detestam burocracias. É o que mostra, por exemplo, um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o qual revela que 77% dos brasileiros consideram o país muito burocrático.

Na prática, incentive o uso dos meios digitais da sua instituição esportiva com:

  • Divulgação de materiais em vários canais e veículos de comunicação;
  • Desenvolvimento de campanhas de incentivo ao esporte;
  • Orientações de uso com passo a passo;
  • Investimento em estratégias de marketing esportivo;
  • Participação em eventos da área;
  • Propagação nas escolas;
  • E muito mais.

E bastante importante: pense em técnicas para atrair todas as idades. Como o investimento em e-sports, modalidades de competições profissionais feitas digitalmente a partir de videogames e jogos de computador, que funcionam para um público específico.

Para você ter uma ideia, a estimativa de um relatório da Statista de 2019 é que até 2022 hajam 300 milhões de espectadores frequentes no mundo.

Portal da secretaria de esportes

A Placarsoft acaba com a divulgação de dados descentralizados, duplicados e que confundem ou não chegam ao conhecimento da população.

Tudo isso graças à disponibilidade de um portal integrado com o sistema para acesso dos cidadãos do seu município. O que você alimenta no software, automaticamente é repassado para esse site como informação.

Lá, é possível publicar/encontrar:

  • Banner destaques;
  • Esportes disponíveis na cidade;
  • Ferramenta de busca;
  • Próximos jogos em destaque;
  • Notícias com galeria de vídeos e imagens;
  • Editais e publicações;
  • Agenda;
  • Locais para a prática esportiva;
  • Consulta de punições disciplinares;
  • Lista de clubes e associações.

Recursos que vão facilitar, fortalecer a credibilidade da entidade e aproximar os munícipes das atividades desenvolvidas no esporte municipal.

Artigos relacionados


Nossa plataforma é uma boa aliada na divulgação da sua secretaria, dundação ou departamento municipal de esportes de forma mais assertiva. Somos a mais completa na gestão do esportes do Brasil!

Você precisa conhecer, conectamos atletas, dirigentes, gestores e toda a população em um único lugar.

Solicite uma apresentação no Whatsapp (48) 99657-8306!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft