Blog Placarsoft

5 ações para economizar no departamento de esportes com tecnologia

Por time | 16 Agosto 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Digitalização para economia e novas soluções na gestão pública: o departamento de esportes do seu município já abriu as portas para isso?

Ela tem gerado muitos benefícios às instituições, especialmente às esportivas municipais, porque otimiza processos, facilita a comunicação com a população e reduz gastos, um desafio grande na administração das verbas.

A implementação da tecnologia como ferramenta de diminuição dos custos é uma aliada e que também ajuda você no cumprimento da legislação. A PEC 241/2016, por exemplo, estabelece um teto de gastos públicos para o Brasil.

Por isso, esse novo artigo traz cinco práticas valiosas para adotar na sua secretaria, departamento ou fundação de esportes que vão reduzir gastos. Continue a leitura e confira!

Por que reduzir gastos do esporte municipal?

Reduzir gastos permite investimentos maiores naquilo que mais importa: o desenvolvimento do esporte municipal. Para isso, é possível incluir soluções digitais para dar mais transparência às ações realizadas, tornar o trabalho mais efetivo e econômico para a administração municipal.

Veja a vantagem da digitalização na prática: em 2021, o Governo Federal reduziu custos em mais de R$ 466 milhões entre abril e junho depois que introduziu versões digitais e teletrabalho de servidores.

Outro exemplo de evolução dos serviços públicos é o Licenciamento Digital de Veículos (CRLV-e). A versão digital do documento veicular possui a mesma validade do antigo, que tinha muito mais custo com processos, tempo e impressão.

É hora de levar a tecnologia para a sua instituição esportiva! Troque as tarefas repetitivas, inúmeros papéis, vários equipamentos e a falta de controle de tudo que seu departamento de esportes dispõe pelas facilidades da tecnologia.

A informatização permite uma boa gestão, incluindo das verbas públicas, para diminuição de desperdícios, aumento dos serviços oferecidos e contribuição para o planejamento da Lei Orçamentária Anual, que falaremos brevemente a seguir.

A Lei Orçamentária Anual

A Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) são os três tipos de leis orçamentárias do Brasil que regulam as receitas e despesas do Poder Executivo federal, estadual e municipal.

Assim já dá para ter uma ideia da importância de se planejar para elas, certo? Essas leis estabelecem metas e prioridades para os gastos públicos do próximo ano, seguidas de aprovação do Legislativo.

Cada organização pública realiza a própria LOA para distribuição de verba entre as pastas, além do limite de despesas e ajuste de impostos.

São levados em conta:

  • Secretarias e instituições;
  • Ações prioritárias;
  • Iniciativas;
  • Objetivos;
  • Outros.

Ações para economizar no departamento de esportes

Além de organizar os objetivos e gastos que estarão previstos na LOA, a tecnologia economiza recursos públicos que podem ser aplicados em novas ações.

Mas como fazer isso no esporte municipal? Para ajudar você, gestor, é que a Placarsoft existe! Descubra cinco ações possíveis no sistema para economizar na sua instituição esportiva com a informatização das atividades, confira:

1- Implantação de plataforma de gestão do esporte

Faça as contas e verá que vale a pena investir na Placarsoft. Afinal, múltiplas ferramentas para a gestão do esporte correspondem a gastos multiplicados também.

Uma única que reúne todos os setores, otimiza o tempo e traz dados importantes para consulta sempre que precisar oferece um custo-benefício muito melhor.

A produtividade aumenta, a qualidade dos serviços também e apresenta economia, já que diminui as despesas com burocracias, licenciamento de serviços e materiais.

A Placarsoft é a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil: é totalmente online e gerencia mais de 250 modalidades esportivas de forma automática.

2- Substituição de papéis

Jura que na era digital você ainda documenta todas as atividades da sua instituição esportiva em papéis? Gestor do esporte, é hora de evoluir!

Além dos gastos com folhas, impressão e difícil organização, eles estão suscetíveis a furtos, desastres naturais e outros. Sem falar que tomam muito tempo e requerem trabalho manual.

Em um sistema que armazena e envia documentos, como a Placarsoft, você não tem esse problema, porque possui um histórico completo do mesmo jeito ainda mais organizado e contribui para o menor impacto ambiental.

3- Análise frequente de relatórios

Os números não mentem, inclusive já falamos sobre o assunto em outro conteúdo aqui do blog, acesse aqui.

A emissão de relatórios completos e automáticos direto por uma plataforma contribui para as compras de medalhas ou troféus, controle dos alunos das escolinhas, apresentação de informações ao Executivo, conquista de recursos e até planejamento da LOA como citamos anteriormente.

4- Cadastro e inscrições online

Uma solução facilmente aplicada e que dá resultados na economia de dinheiro público. O serviço online e automático agiliza o atendimento, evita duplicidade de cadastros que podem atrapalhar na contagem de despesas e oferece comodidade à população.

5- Portal próprio para comunicação

A terceirização da comunicação da sua instituição esportiva é um gasto desnecessário quando você pode ter um portal exclusivo da secretaria, departamento ou fundação integrado ao sistema de gestão.

Ele pode ser controlado por você ou pela Assessoria de Comunicação do seu município e facilita a divulgação das ações desenvolvidas por você que vão além do site da prefeitura.

Assim, a publicação de notícias com fotos e vídeos tornam-se oficiais, o que facilita também sua comunicação com a imprensa local e a população. E a fixação de banners ajuda você a economizar com publicidade e buscar patrocínios ou parceiros.

Esses recursos estão presentes na Placarsoft, que oferece um portal personalizado para matrículas online, horários das escolinhas, classificação de competições, reserva de quadras, sala de troféus do atleta e muito mais. Descubra mais sobre esse e outros recursos aqui!

 

Artigos relacionados


Com a Placarsoft, seu departamento de esportes economiza!

A Placarsoft une todos os setores da sua secretaria, fundação ou departamento municipal de esportes em um só lugar para economizar tempo e dinheiro. Isso porque, otimiza os processos e traz dados importantes para a redução de gastos no setor público.

Já estamos em quatro das cinco regiões do Brasil e agora chegamos na sua cidade! Gerencie mais de 250 modalidades esportivas com a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil, solicite uma apresentação no Whatsapp (48) 99657-8306.

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft