Blog Placarsoft
Como integrar secretarias de esportes e comunidade
O atleta que vai representar o município em uma competição renomada, a medalhista que iniciou os trabalhos na escolinha da cidade e diversos outros exemplos que são a prova de que é possível integrar as atividades da Secretaria de Esportes e comunidade.
Por si só, a prática esportiva é uma ferramenta de integração social e que proporciona diversos benefícios à população, especialmente quando voltada para o coletivo.
Através das suas Secretarias, Departamentos ou Fundações Municipais de Esportes, as cidades têm investido nisso.
Existem diferentes projetos e outras ações que podem ser aplicadas para promover a integração do poder público e comunidade e é sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe:
Importância da integração de Secretaria de Esportes e comunidade
O esporte municipal de maneira geral tem ampliado suas formas, modalidades e objetivos em meio à sociedade. Assumiu também o papel social como instrumento de difusão de valores éticos, educacionais e tradições de um lugar.
Além disso, proporciona o contato e aproximação dos bairros com o poder público, construindo o sentimento de pertencimento dentro da comunidade.
Aprende-se o convívio com o coletivo, respeitando as regras e os outros jogadores, resolução de conflitos e responsabilidade.
Essas vantagens têm impacto diretamente em outras áreas da administração municipal, como a Educação e redução da criminalidade.
Plano Municipal de Esporte: o primeiro passo
Às vezes, é difícil saber para qual direção seguir? O estudo “Gestão do Esporte nos Estados e Municípios”, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), revelou que quase 70% das cidades entrevistadas não possuem um documento que estabelece diretrizes para o esporte municipal.
Um Plano Municipal de Esporte estrutura uma política para a área, capaz de reunir objetivos, ações, metas, planejamento, investimento e outros dados fundamentais para o desenvolvimento do esporte integrando a comunidade.
Aliás, a formulação desse registro pode contar com a participação da população municipal para sugestões de melhorias e quaisquer ideias que contribuírão no processo.
Para integrar Secretaria de Esportes e comunidade
A população espera ser ouvida, transparência dos gestores municipais e estar inserida naquilo que a Secretaria, Departamento ou Fundação de Esportes promove, seja no âmbito municipal, estadual ou nacional.
Para integrar o poder público e a comunidade, esteja perto dela. Reforce a necessidade da participação dos moradores nas atividades esportivas do bairro e do município como um todo.
Isso pode acontecer através da valorização do espaço físico de cada localidade e disponibilização deles para a prática esportiva.
Ou, ainda, trabalhos dentro das escolas para que as crianças e adolescentes possam envolver também os pais, avós e outras pessoas. Dessa forma, a chance de alcançar o público de diferentes faixas etárias é maior.
Outra opção bastante efetiva são os projetos. Um exemplo da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social no Esporte para Todos contempla projetos para todas as idades espalhados pelo Brasil.
Veja quais são:
- Programa Segundo Tempo;
- Programa Esporte e Cidadania;
- Programa Brincando com Esporte;
- Programa Esporte e Lazer da Cidade;
- Programa Aldeia Viva;
- Projeto DELAS;
- Programa Vida Saudável;
- Programa Luta pela Cidadania;
- Projeto Virando o Jogo;
- Rede Cedes.
Na prática: a integração entre comunidade e poder público
Para entendermos na prática como funciona a integração entre comunidade e a secretaria de esportes, conversamos o diretor geral da Fundação Municipal de Esportes de Brusque (SC), Edson Garcia.
No município, são oferecidas à população mais de 20 modalidades esportivas:
- Atletismo;
- Basquete;
- Bocha;
- Bolão;
- Boxe;
- Ciclismo;
- Futebol;
- Futsal;
- Futevôlei;
- Ginástica rítmica;
- Handebol;
- Judô;
- Jiu-jitsu;
- Luta olímpica;
- Muay thai;
- Natação;
- Taekwondo;
- Tênis de mesa;
- Tênis de campo;
- Vôlei;
- Vôlei de praia;
- Xadrez;
- Ritmos.
A maioria das atividades são destinadas para crianças e adolescentes, enquanto algumas delas são voltadas para a terceira idade.
Edson explica que as ações seguem o principal objetivo da FME Brusque de promover o lazer e oportunizar a prática esportiva para melhor qualidade de vida. “É possível ter mais participação da população quando oferecemos atividades que proporcionam bem-estar para todas as idades, seja uma criança ou idoso”, destaca o gestor municipal.
Artigos relacionados
- Guia para organizar uma competição esportiva no seu município;
- Inovação e empreendedorismo na gestão pública de esportes: é possível?;
- Prática de governança para o desenvolvimento do esporte nos municípios.
A Placarsoft é a ponte entre a sua secretaria de esportes e a comunidade. Nossa plataforma inclui recursos para maior transparência no trabalho exercido e aproximação da população, através do portal integrado e consulta de informações importantes.
Solicite uma apresentação da nossa equipe no (48) 99657-8306!