Blog Placarsoft

Guia para o planejamento esportivo da sua entidade em 2023

Por time | 09 Janeiro 2023 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

 Você está à frente da secretaria, departamento ou fundação municipal de esportes pela primeira vez ou está craque na função? Seja como for, se planejar é preciso!

Afinal, chegou um ano e é fundamental organizar as ações, buscar verbas para executar, apresentar dados ao Executivo e prestar contas para a sociedade e/ou órgãos fiscalizadores.

O que fazer? Como fazer? Por que fazer?

É um desafio responder essas questões, mas necessário para seguir adiante com êxito e evoluir o esporte municipal.

Qual será o seu primeiro passo em 2023? Conte com a nossa ajuda, continue a leitura e tenha acesso a um guia para o planejamento esportivo da sua entidade!

Como fazer um planejamento esportivo municipal?

É isso que você, gestor do esporte, vai descobrir a seguir. Vamos ao passo a passo?

Reunimos cinco dicas essenciais que não podem faltar no planejamento do órgão esportivo da sua cidade. É hora de colocar a casa ordem para realizar eventos e projetos que demandam recursos e seu tempo.

Confira abaixo!

1- Analise os número do ano anterior

De quanto em quanto tempo, você reúne números para análise? No início do ano, essa tarefa precisa ser a primeira da lista.

Com dados do período anterior na mão, você consegue ver o que deu certo e o que precisa ser ajustado para estruturar o orçamento público, aumentar a participação da população e fornecer informações de maneira mais transparente.

Aproveite para organizar as ideias que ficaram para trás e deixar tudo alinhado para o passo 2.

2- Estabeleça objetivos e como conquistá-los

Parece batido, mas não pode ser deixado de lado: você já tem ações em mente, por que não traçar um plano para alcançá-las?

Nesta etapa, o conselho é definir metas a curto, médio e longo prazo, além de caminhos possíveis com estratégias alinhadas aos objetivos ou programa da prefeitura para a cidade. Lembre-se também de levar em conta as despesas, investimento, tempo, pessoas envolvidas, materiais, espaços e outros detalhes importantes.

3- Defina um cronograma de atividades

Quais eventos esportivos são tradição no seu município? Eles e outros não ficam de fora do seu planejamento esportivo.

Faça um calendário com competições que irão participar e promover, compromissos do secretário e outros projetos em parceria com outras secretarias ou departamentos de esporte dos municípios vizinhos.

Um diferencial bacana é contar com o apoio de empresas como patrocinadoras, através de doações ou oferecimento de equipamentos, por exemplo. No passo 3, você já pode listar algumas delas e começar a buscar quem está disposto a contribuir.

4- Procure inspirações

Cases de sucessos, sistemas, programas e materiais de estudo: tudo isso é válido quando para agregar ao esporte municipal e trazer novidades que desenvolvam a pasta e seu trabalho na secretaria, fundação ou departamento de esportes.

Isso reflete seu interesse em melhorar o acesso às atividades esportivas e oferece a possibilidade de fazer história com soluções pioneiras no município e região.

5- Invista em uma plataforma de gestão do esporte

O início do ano é o momento certo para modernizar a gestão do esporte da sua secretaria. Afinal, de nada adianta planejar novas ações se a sua instituição não acompanha a evolução do mercado, principalmente, nas soluções digitais.

Mas como informatizar? Procure uma plataforma que ofereça recursos que facilitem seu dia a dia e aproximam sua entidade da população como envio de documentos, inscrições, notícias, carteirinhas e outras possibilidades totalmente online.

É o caso da Placarsoft, a plataforma de gestão do esporte mais completa do Brasil, que atende quase 100 instituições esportivas de todo o país. Veja o que você pode fazer com o sistema:

  • Para analisar os números, você tem disponível relatórios gerenciais e de auditoria a qualquer momento;
  • Para organizar competições esportivas, um módulo completo com cadastros, quadro de medalhas, regras e pontuação, muito mais;
  • Para conquistar patrocinadores, pode inserir banners destaques para divulgação;
  • Para implantar bolsas de incentivo, pode fazer a organização na ferramenta;
  • E diversas outras possibilidades.

Artigos relacionados

Em 2023, inovação a favor do esporte!

A inovação é a porta de entrada para um gestão do esporte mais inteligente, ágil, segura e eficiente no seu município.

Secretarias de todo o Brasil já utilizam e conhecem as vantagens da Placarsoft. Viva a transformação, o esporte municipal é digital e você pode descobrir como no (48) 99657-8306.

Entre em contato com o nosso time e conheça!

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft