Blog Placarsoft

Como o esporte municipal contribui para o desenvolvimento do esporte na terceira idade

Por time | 12 Novembro 2021 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

É certo que a adoção de hábitos saudáveis deve começar na infância, mas nunca é tarde para incluir a prática de esportes na rotina.

Um estudo concluiu que a prática de esportes regular na terceira idade aumenta cerca de 40% a expectativa de vida. A análise de 5.700 noruegueses entre 68 e 77 anos avaliando o nível de atividades físicas foi realizada por 12 anos.

São consideradas idosas pessoas com 60 anos ou mais pela Organização das Nações Unidas (ONU), Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso. Até 2021, o Brasil tem mais de 37 milhões delas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É partindo desse número significativo e da importância que falaremos sobre o tema ao longo deste artigo, especialmente abordando contribuições do esporte municipal para a terceira idade.

Benefícios do esporte na terceira idade

Para os idosos, a prática esportiva está relacionada à interação social, melhora da qualidade de vida e manutenção das condições físicas, especialmente em razão da pandemia da Covid-19.

Inclusive sobre o assunto o fisioterapeuta Marcos Vinicius Silvino concedeu uma entrevista à Placarsoft. Leia aqui para saber mais!

Como já citado, a prática regular de esportes é o segredo para uma velhice mais saudável, além de impedir que o bom funcionamento do corpo diminua ao longo do tempo. Confira o porquê na lista de benefícios a seguir:

  • Manutenção da capacidade funcional;
  • Resgate da autoestima;
  • Estímulo à coordenação motora e reflexos;
  • Diminuição de riscos de doenças cardíacas e diabetes;
  • Prevenção de problemas articulares e fortalecimento da musculatura;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Auxílio da digestão;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Redução de riscos de lesões musculares.

Esportes indicados para idosos

Os esportes praticados pela terceira idade exigem atenção e moderação para adaptação do corpo nos novos desafios. Ainda melhor, se realizados com a orientação e acompanhamento de um profissional.

Alguns esportes são mais indicados para a terceira idade e podem ser praticados em praças, parques, academias ao ar livre e outros espaços públicos ou, ainda, em grupos de terceira idade.

Veja quatro deles:

  • Natação;
  • Corrida;
  • Alongamentos;
  • Bicicleta;
  • Caminhada.

Contudo, esportes coletivos também são possíveis para os idosos, como futebol, vôlei e basquete. As modalidades podem ser adaptadas para a inclusão dessa faixa etária.

É o caso da capoterapia, uma versão da capoeira que utiliza elementos para a atividade orientada de acordo com as potencialidades e limites do idoso.

Alguns idosos ainda se aventuram na escolha de esportes radicais, como o mergulho, paraquedismo e rafting.

Ações municipais para o esporte na terceira idade

Incentivar a prática de esportes de pessoas idosas é possível nas secretarias, fundações e departamentos municipais de esportes.

Isso é visto na prática. Ações como criação de espaços esportivos adaptados para a terceira idade, além das academias ao ar livre, equipamentos, profissionais e competições no município são algumas ideias, mas existem outras.

Na prática, deu certo em Fraiburgo, Rio de Janeiro, que criou o programa Esporte na Melhor Idade ou em Navegantes, Santa Catarina, que possui um time de handebol adaptado.

Outro exemplo são os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), promovidos anualmente pela Federação Catarinense de Esporte (FESPORTE). A competição conta com a participação de mais de 200 municípios catarinenses disputando oito modalidades esportivas.

No âmbito federal, foram criados em 2019 pelo Ministério da Cidadania dois projetos: O Vida Saudável e Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa deve beneficiar 460 municípios ao oferecer capacitação profissional e kits de materiais esportivos para idosos.

Artigos relacionados

Você, gestor municipal de esportes, está pronto para aplicar essas sugestões na sua cidade? Compreender todas as faixas etárias é fundamental para o desenvolvimento completo do setor.

Para fazer isso de forma efetiva, conte com a Placarsoft! A plataforma faz a gestão de mais de 250 modalidades, entre em contato pelo Whatsapp.

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft