É certo que a adoção de hábitos saudáveis deve começar na infância, mas nunca é tarde para incluir a prática de esportes na rotina.

Um estudo concluiu que a prática de esportes regular na terceira idade aumenta cerca de 40% a expectativa de vida. A análise de 5.700 noruegueses entre 68 e 77 anos avaliando o nível de atividades físicas foi realizada por 12 anos.

São consideradas idosas pessoas com 60 anos ou mais pela Organização das Nações Unidas (ONU), Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso. Até 2021, o Brasil tem mais de 37 milhões delas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É partindo desse número significativo e da importância que falaremos sobre o tema ao longo deste artigo, especialmente abordando contribuições do esporte municipal para a terceira idade.

Benefícios do esporte na terceira idade

Para os idosos, a prática esportiva está relacionada à interação social, melhora da qualidade de vida e manutenção das condições físicas, especialmente em razão da pandemia da Covid-19.

Inclusive sobre o assunto o fisioterapeuta Marcos Vinicius Silvino concedeu uma entrevista ao Placarsoft. Leia aqui para saber mais!

Como já citado, a prática regular de esportes é o segredo para uma velhice mais saudável, além de impedir que o bom funcionamento do corpo diminua ao longo do tempo. Confira o porquê na lista de benefícios a seguir:

  • Manutenção da capacidade funcional;
  • Resgate da autoestima;
  • Estímulo à coordenação motora e reflexos;
  • Diminuição de riscos de doenças cardíacas e diabetes;
  • Prevenção de problemas articulares e fortalecimento da musculatura;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Auxílio da digestão;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Redução de riscos de lesões musculares.

Esportes indicados para idosos

Os esportes praticados pela terceira idade exigem atenção e moderação para adaptação do corpo nos novos desafios. Ainda melhor, se realizados com a orientação e acompanhamento de um profissional.

Alguns esportes são mais indicados para a terceira idade e podem ser praticados em praças, parques, academias ao ar livre e outros espaços públicos ou, ainda, em grupos de terceira idade.

Veja quatro deles:

  • Natação;
  • Corrida;
  • Alongamentos;
  • Bicicleta;
  • Caminhada.

Contudo, esportes coletivos também são possíveis para os idosos, como futebol, vôlei e basquete. As modalidades podem ser adaptadas para a inclusão dessa faixa etária.

É o caso da capoterapia, uma versão da capoeira que utiliza elementos para a atividade orientada de acordo com as potencialidades e limites do idoso.

Alguns idosos ainda se aventuram na escolha de esportes radicais, como o mergulho, paraquedismo e rafting.

Ações municipais para o esporte na terceira idade

Incentivar a prática de esportes de pessoas idosas é possível nas Secretarias, Fundações e Departamentos Municipais de Esportes.

Isso é visto na prática. Ações como criação de espaços esportivos adaptados para a terceira idade, além das academias ao ar livre, equipamentos, profissionais e competições no município são algumas ideias, mas existem outras.

Na prática, deu certo em Fraiburgo, Rio de Janeiro, que criou o programa Esporte na Melhor Idade ou em Navegantes, Santa Catarina, que possui um time de handebol adaptado.

Outro exemplo são os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI) , promovidos anualmente pela Federação Catarinense de Esporte (FESPORTE). A competição conta com a participação de mais de 200 municípios catarinenses disputando oito modalidades esportivas.

No âmbito federal, foram criados em 2019 pelo Ministério da Cidadania dois projetos: O Vida Saudável e Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa deve beneficiar 460 municípios ao oferecer capacitação profissional e kits de materiais esportivos para idosos.

Artigos relacionados

Você, gestor municipal de Esportes, está pronto para aplicar essas sugestões na sua cidade? Compreender todas as faixas etárias é fundamental para o desenvolvimento completo do setor.

Para fazer isso de forma efetiva, conte com o Placarsoft! A plataforma faz a gestão de mais de 100 modalidades, entre em contato pelo Whatsapp

Palavras chave: esporte municipal, terceira idade, idoso, esporte para idoso

Carregando

Aguarde...

Ficou interessado?

Nós entramos em contato com você