Blog Placarsoft

Como o esporte pode ser beneficiado com a união dos municípios

Por time | 04 Fevereiro 2022 | 1 Min de Leitura
Capa do blog

Uma parceria que tem tudo para dar certo! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 294 agrupamentos de municípios com forte integração.

A união deles no planejamento e execução de políticas públicas e investimentos conjuntos visam os interesses comuns no que diz respeito ao desenvolvimento político-administrativo, técnico, educacional, cultural e esportivo.

Os benefícios são notados, prova que já existe um projeto de lei que regulamenta a criação e funcionamento de associações de municípios, como a AMFRI e AMVALI.

Partindo disso, o setor esportivo também sai ganhando e é sobre o tema que falaremos ao longo do artigo. Continue lendo!

Benefícios da união do esporte dos municípios

Se a sua cidade ainda não faz parte de uma associação, pode ser essa a hora! A união de municípios de uma determinada região na fundação de uma entidade tem sido uma tendência, de forma que cada pasta da administração pública forme um colegiado.

Com as secretarias, fundações e departamentos municipais de esporte, não é diferente. Gestores se reúnem para planejar, executar e fazer aquisições em conjunto.

A prática elimina problemas com burocracias na realização de licitações para aquisição de produtos, por exemplo. E aí quem sai perdendo é a população e o poder público, que deixa de garantir novidades para o desenvolvimento municipal.

Municípios integrados em uma associação têm mais chances de vitórias, já que desfrutam de diversas vantagens.

Confira algumas delas:

  • Menos burocracia na aquisição de objetos;
  • Mais facilidade na negociação;
  • Acessibilidade de cidades que não detém de muitos recursos para o Esporte;
  • Possibilidade de compra conjunta que representa economia;
  • Compartilhamento de experiências entre os profissionais.


Exemplos de associações de municípios

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) são dois exemplos de associações de municípios com colegiado do Esporte.

A seguir, conheça mais sobre cada uma delas.

AMVALI

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) integra e representa interesses de sete cidades da região. São elas:

  • Barra Velha;
  • Corupá;
  • Guaramirim;
  • Jaraguá do Sul;
  • Massaranduba;
  • São João do Itaperiú;
  • Schroeder.

AMFRI

Por sua vez, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) presta assessoria técnica de alto nível a Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Além do Colegiado do Esporte, também existem outros em diferentes áreas: movimento econômico, contabilidade, assistência social, turismo, engenharia e arquitetura, projetos especiais e assessoria jurídica.

A integração de municípios na Placarsoft

A AMVALI, AMFRI e outras associações de municípios que adotam a Placarsoft adquirem a plataforma que pode ser usada por todo o Colegiado do Esporte e também uma versão para cada cidade.

Sendo assim, podem realizar competições municipais ou regionais em conjunto e direto pela plataforma de maneira fácil e rápida.

Os locais também compartilham punições entre si. Isso porque, o cadastro único e vitalício evita fraudes ou a participação de esportistas suspensos em campeonatos da sua cidade.

Além disso, possuem um portal exclusivo para o colegiado e um para cada município para divulgação de notícias, agenda, calendário e muito mais.

Artigos relacionados


A Placarsoft pode ser o início de uma boa parceria entre o seu e outros municípios.

Repasse para a associação da sua cidade e/ou conheça todas as vantagens, entre em contato no (48) 99657-8306!

 

imagem de dois trófeus
Vamos revolucionara sua entidade?
Deixe seus dados que entraremos em contato.
Para saber mais sobre como trataremosseus dados, leia o nosso Aviso de Privacidade
Explore mais conteúdos
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados
Siga a Placarsoft